Saúde
06h53 09 Março 2019
Atualizada em 09/03/2019 às 06h54

Mulheres são o grupo mais vulnerável ao HIV

AHF intensifica esforços com governos e organizações da sociedade civil para ampliar acesso a testes rápidos e a tratamento.
Por Somma

Situação de vulnerabilidade econômica e social, localização geográfica e casos de violência estão diretamente associados aos índices de mulheres infectadas pelo HIV. Esses pontos dificultam o acesso à prevenção, à testagem rápida e ao tratamento pós-exposição (PEP), assim como a assistência médica de qualidade.

De acordo com o Unaids, programa das Nações Unidas para o HIV/Aids, cerca de 300 mil mulheres vivem com HIV no Brasil, 35% do total de pessoas infectadas pelo vírus da aids no país. Entre as mulheres grávidas e portadoras do vírus, 85% recebem tratamento antirretroviral. E a transmissão do vírus da mãe para os filhos caíram duas vezes nos últimos 20 anos.

No Brasil, a AHF Brasil apoiou, em 2018, a realização de 17.087 testes anti-HIV em mulheres, o equivalente a 30% de todos os exames feitos. Para mudar a realidade de vulnerabilidade e ampliar o acesso aos testes rápidos e ao tramento, a Aids Healthcare Foundation (AHF) mobiliza entidades governamentais e outras organizações sociais nos 43 países onde atua.

“Embora a importância da prevenção do HIV/aids seja bastante difundida, os casos ainda aumentam em todo o mundo, e as mulheres são as mais afetadas pela epidemia, principalmente nos países em desenvolvimento. A AHF entende que o empoderamento deste público é uma importante ferramenta para garantir uma vida segura e livre, com todos os direitos civis e sexuais assegurados”, avalia Beto de Jesus, diretor da AHF no Brasil. “A quebra de tabus e preconceitos facilita o acesso a métodos preventivos e a tratamentos com qualidade, o que resulta em vidas salvas”, complementa.

Em todo o mundo, segundo o Unaids, há quase 19 milhões de mulheres e meninas vivendo com HIV. Todos os anos são registrados cerca de 870 mil novos casos. O desafio, reitera Beto de Jesus, é que seja garantido a este público, por meio de lideranças políticas e comunitárias, condições iguais e irrestritas de acesso aos serviços de saúde.

VEJA TAMBÉM

Araxá - Ibiá
Motorista morre após caminhão carregado com tijolos capotar na BR-262, entre Araxá/MG e Ibiá/MG

Acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (3); carga ficou espalhada pela pista.

07h59 03 Abril 2025
Campos Altos/MG
Mutirão da Prefeitura recolhe 200 kg de lixo de bairro em desenvolvimento em Campos Altos/MG

O vice-prefeito participou da ação que contou com servidores do Município e profissionais da empresa responsável pela coleta do lixo em Campos Altos.

11h00 02 Abril 2025
Córrego Danta/MG
Acidente mata uma pessoa e deixa BR-262 interditada, em Córrego Danta/MG

Trecho segue interditado após derramamento de óleo vegetal; carreta e caminhão colidiram na manhã desta quarta-feira (2).

08h15 02 Abril 2025
Córrego Danta/MG
Carreta pega fogo após sair da pista na BR-262, entre Córrego Danta/MG e Campos Altos/MG

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) do Posto Avançado de Campos Altos apagou as chamas.

06h24 02 Abril 2025
Araxá/MG
PC de Araxá/MG recupera pá carregadeira furtada avaliada em R$ 200 mil durante operação "Subestimação" em Perdizes/MG

No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.

10h45 01 Abril 2025